terça-feira, 30 de agosto de 2011

Maurício de Sousa conta como vai ser a turma adulta

Em entrevista ao jornal Extra, Maurício contou como será a nova Turma da Mônica, que irá envelhecendo a cada ano. Confiram:

"Aos 75 anos, mais de 50 de carreira, Mauricio de Sousa está longe de pensar em aposentadoria. São tantos os projetos que, após listar uma dezena deles, o criador da Turma da Mônica desiste de continuar.
— Não vai caber na reportagem — diz ele, brincando, em entrevista por telefone.
Mas nenhuma das ideias do cartunista causou tanto alvoroço quanto a que foi divulgada há um mês: Mônica, Cebolinha e companhia vão envelhecer!
— Deu briga em tudo quanto é lugar, até na Mauricio de Sousa Produções — conta ele: — Uns são a favor, outros são contra mexer em algo sagrado.
Mas os fãs não precisam se desesperar. O tradicional gibi da dentuça mais famosa do país não vai acabar, nem a "Turma da Mônica Jovem (TMJ)". O que vai acontecer é o lançamento de uma terceira revista, em que os personagens começarão adolescentes e envelhecerão. Nada de festejar 7 anos para sempre!
— Eles farão 19, 20 anos... Mônica vai se casar, ter filhos. A história não terá fim — conta o cartunista, que não se aflige com a morte de suas criações: — Quando eles tiverem 80 anos, outras gerações terão virado atração principal. É o que acontece na vida real.
Mauricio lembra que a ideia surgiu num programa de TV, quando lhe perguntaram se estava preparando novidades para a Turma da Mônica. Ao se dar conta de que a resposta seria negativa, tratou de criar uma na hora.
— Essa loucura foi minha mesmo, ninguém mais teria coragem de propor isso. Quando pensei na "TMJ", também me perguntaram: "Tá tudo tão bem, por que mudar?". Levei quatro anos para tirá-la do papel. Hoje, é o maior sucesso editorial de todos os tempos no Brasil: vendeu 500 mil exemplares de um único número — vangloria-se o cartunista, referindo-se à edição de junho, que trazia o primeiro beijo de Mônica e Cebolinha.
A nova revista, que ainda não tem nome, deve ser lançada daqui a um ano. O traço não será de mangá, como a "TMJ". Vai ser "moderno e acadêmico, se isso é possível", segundo Mauricio, uma mistura do que vários cartunistas mostraram na "MSP novos 50", o terceiro volume de uma série de livros em homenagem a Mauricio de Sousa. Seu público-alvo serão os leitores da "TMJ" que estiverem saindo da adolescência.
— Eles verão a turminha vivenciando as mesmas coisas, tendo as mesmas preocupações. Em vez de lerem gibi de criança, vão ler gibi de adulto. É o conceito de fidelização do público. Não existe nada parecido no mundo — diz Mauricio, assegurando não ter medo da empreitada: — É um grande desafio. Mas ninguém tem uma turma como a nossa."
E aí? Como deve ser essa nova turma?
HQTMJ

Um comentário:

  1. nossa, que legal o MJ ta tãããoo mudado e tãããoo lindoo ^^ adorei maravilhoso

    e a novis aki ta dez adoreii ja penso na Monica com 75 anos? e tem filhos? com quem será que o DC vai ficar?AIII QUE CURIOSIDADE ^^ \o/

    ResponderExcluir

Comente, dê a sua opnião.